Um transformador abaixador com uma razão de espiras de 50000: 500 tem o seu primário ligado a uma linha de transmissão de 20000 V. Se o secundário for ligado a uma carga de 25 ohms, calcular:
c) A corrente do primário;
c) A corrente do primário;
Passo 1
Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A gente tem um transformador abaixador com uma relação de espiras de 50000:500. O primário está ligado a uma linha de transmissão de 20000 V e o secundário está conectado a uma carga de 25 ohms. Nosso objetivo aqui é descobrir qual é a corrente no primário desse transformador.
Nesse problema, vamos usar conceitos de transformadores, especificamente a relação entre as tensões e correntes nos enrolamentos primário e secundário, além da Lei de Ohm para relacionar tensão, corrente e resistência.
Passo 2
Primeiro, vamos simplificar a relação de espiras do transformador. Tem 50000 espiras no primário e 500 no secundário, então a razão de espiras é:
Isso significa que o primário tem 100 vezes mais espiras que o secundário.
Passo 3
Sabemos que, para transformadores ideais, a relação das tensões é igual à relação das espiras:
A gente já sabe
V e
. Vamos usar essa relação para encontrar
, a tensão no secundário:
Passo 4
Agora que temos
V no secundário, vamos usar a Lei de Ohm para encontrar a corrente no secundário (
). A Lei de Ohm é:
Rearranjando para encontrar
:
Passo 5
Com a corrente no secundário
A e sabendo a relação de espiras
, podemos encontrar a corrente no primário (
) usando a relação de correntes nos transformadores ideais:
Então:
Resposta
A corrente no primário do transformador é de 0,08 A.
Exercícios relacionados
Se o prédio residencial tem 10 andares e um SPDA (Sistema de Proteção Contra Descarga Atmosférica) instalado, onde você indicaria instalar os DPS classe 1 e classe 2? Justifique
VOCE PODE TER UM CONJUNTO DE EQUIPAMENTOS QUE ESTEJAM EQUIPOTENCIALIZADOS MAS NÃO ATERRADOS, OU NECESSARIAMENTE QUANDO SE EQUIPOTENCIALIZAR DEVE-SE ATERRAR SENÃO A EQUIPOTENCIALIZAÇÃO NÃO É EFICAZ? EXPLIQUE SUA RESPOSTA PARA EFEITO DE CHOQUE ELÉTRICO. JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA
Cite 4 parâmetros elétricos, que não tenham nome de fabricante, que devemos fornecer ao comprador de sua obra para ele adquirir no mercado um Dispositivo DR.
Um transformador de 240/720V e 5KVA é submetido a um teste de perda no cobre através de curto-circuito. No início do teste, varia-se a tensão do primário até que o amperímetro através do secundário indique a corrente especificada para o segundo com carga máxima. A resistência medida do enrolamento primário é de 0,05 ohms e a do enrolamento do secundário é de 1,5 ohms. Calcule a perda total no cobre.