Você está planejando fazer uma caminhada extenuante e é aconselhado a aumentar a ingestão de alimentos ricos em carboidratos como pães e massas, com vários dias de antecedência. Sugira um motivo para esse conselho.

Passo 1

Vamos entender o que a questão está pedindo. Você está planejando fazer uma caminhada extenuante e recebeu o conselho de aumentar a ingestão de alimentos ricos em carboidratos, como pães e massas, alguns dias antes. Vamos usar conhecimentos de nutrição e metabolismo para entender por que esse aumento de carboidratos é recomendado.

Passo 2

Primeiro, precisamos saber que os carboidratos são uma das principais fontes de energia para o nosso corpo. Quando comemos carboidratos, eles são quebrados em glicose, que é usada pelas células para produzir energia. Essa energia é especialmente importante durante atividades físicas intensas, como uma caminhada extenuante.

Passo 3

Outra coisa importante é que o corpo armazena glicose em forma de glicogênio, principalmente nos músculos e no fígado. Esses estoques de glicogênio são nossas reservas de energia para atividades físicas prolongadas. Ao aumentar a ingestão de carboidratos antes da caminhada, você está ajudando a encher essas reservas de glicogênio.

Passo 4

Além disso, ter reservas adequadas de glicogênio pode atrasar a fadiga muscular. Isso significa que você poderá manter um desempenho melhor por mais tempo durante a caminhada, evitando que o corpo se fatigue rapidamente.

Passo 5

Portanto, o aumento na ingestão de carboidratos antes de uma atividade física intensa é uma estratégia para garantir que o corpo tenha energia suficiente armazenada, melhorando o desempenho e prevenindo a fadiga.

Resposta

Aumentar a ingestão de carboidratos antes da caminhada ajuda a encher as reservas de glicogênio nos músculos e no fígado, proporcionando energia suficiente para manter o desempenho durante a atividade extenuante e prevenindo a fadiga.

Exercícios relacionados

Quais são as enzimas necessárias para a liberação da glicose hepática no sangue quando um organismo está dormindo e em jejum?
Durante mesmo um esforço moderado, os indivíduos com a doença de McArdle experimentam cãibras musculares dolorosas devido a um defeito genético na glicogênio fosforilase, a enzima que degrada o glicogênio. Esta funciona abaixo da sua total capacidade. Todavia, os músculos nestes indivíduos contêm quantidades normais de glicogênio. O que, por estas observações, perceberam os pesquisadores sobre as vias de degradação e síntese do glicogênio?
O glicogênio não á tão reduzido quanto os ácidos graxos e, por isso, não é tão rico em energia. Por que os animais armazenam energia na forma de glicogênio? Por que eles não convertem todo o excesso de combustível em ácidos graxos?
Em extratos de fígado humano, a atividade catalítica da glicogenina só foi detectada após tratamento com -amilase. Por que a -amilase foi necessária para revelar a atividade da glicogenina?