O que é aproximação de baixo fluxo de massa na análise da transferência de massa? A evaporação da água de um lago pode ser tratada como processo de baixo fluxo de massa?
Passo 1
O que nos vem à cabeça quando ouvimos a expressão “baixo fluxo”? Isso mesmo!!!
Baixo fluxo remete a um fluxo muito pequeno, de baixo valor, etc. A aproximação de baixo fluxo de massa é também segue este raciocínio.
Passo 2
A aproximação de baixo fluxo de massa é uma consideração que fazemos para simplificar a análise de fenômenos de transferência de massa. Essa consideração diz que o fluxo de difusão do componente de interesse (composto A) é tão pequeno em comparação com a vazão total de fluxo que podemos dizer que a transferência de massa não afeta a velocidade da corrente que escoa. Podemos então considerar a vazão de fluido é constante durante o processo de difusão.
Passo 3
A evaporação de água é um exemplo clássico de baixo fluxo de massa. “Mas por quê?” você me pergunta.
Porque a água possui pressões de vapor muito baixas, se comparadas com a pressão atmosférica. Então, mesmo que o ar esteja saturado de vapor de água, esta fração ainda seria muito pequena para afetar de forma significativa as propriedades da corrente de ar, já que:
Assim, a evaporação da água de um lago pode ser considerada um processo de baixo fluxo de massa.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)