Durante o escoamento permanente e uniforme através de um canal aberto de seção transversal retangular uma pessoa diz que a energia específica do fluido permanece constante. Uma segunda pessoa diz que a energia especifica diminui ao longo do escoamento por causa dos efeitos do atrito e, portanto, da perda de carga. Com qual pessoa você concorda? Explique.

Passo 1

Nessa questão nós temos que examinar uma afirmação de que energia específica permanece constante em fluxo uniforme e constante.

O enunciado nos informa sobre a opinião de duas pessoas diferentes, a primeira pessoa vamos chamar de Ana, que assina o Responde Aí e a segunda de Rafael, que não assina o Responde Aí, beleza?

Passo 2

Em fluxo uniforme, a profundidade do fluxo e a velocidade do fluxo e, portanto, a energia específica permanece constantes pois,

E s = y + V 2 2 g

A perda de carga é compensada pelo declínio da elevação (o canal é inclinado para baixo na direção do fluxo).

Passo 3

Sendo assim, vemos que a Aninha (que afirma que a energia específica permanece constante) está correta. O Rafa precisa, então, assinar o Responde Aí para estudar com a gente ;p

Repara que no fluxo uniforme, a profundidade do fluxo e a velocidade média não mudam a jusante, uma vez que a queda de elevação supera exatamente as perdas por atrito.

Resposta

Com a primeira pessoa.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Em qual meio uma onda de som viaja mais rápido: no ar a 20°C e 1 atm ou no ar a 20°C e 5 atm?
Uma onda de choque pode se desenvolver na seção convergente de um bocal convergente-divergente? Explique.
Como ocorre o choque oblíquo? Em que os choques oblíquos são diferentes dos choques normais?
12-63C O que representam os estados da linha de Fanno e de Rayleigh? O que representam os pontos de intersecção dessas duas curvas?
12-64C O número de Mach de um fluido pode ser maior do que 1 após uma onda de choque normal? Explique.