Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Çengel - Transferência de Calor- Ed: 4º - Capítulo 10.Problemas - Ex. 5
Como é que a ebulição de película difere da ebulição nucleada? O fluxo de calor no regime de ebulição de película estável é necessariamente mais elevado do que o fluxo de calor no regime de ebulição nucleada?
Passo 1
Na ebulição nucleada o que ocorre é que o líquido em contato com a superfície do aquecedor começa a formar bolhas e, estas se dissipam, deixando um espaço que é ocupado pelo líquido ao redor e o processo se repete. Já no processo de ebulição por película, a superfície do aquecedor está preenchida por uma camada de bolhas, que age como isolante e dificulta a transmissão de calor para o líquido. Portanto, a grande diferença entre os regimes é que na ebulição nucleada há majoritariamente líquido em contato com o aquecedor e, na ebulição de película há uma fase vapor em contato com o aquecedor.
Passo 2
Na ebulição de película há uma camada de vapor entre o meio de aquecimento e o líquido, então o esperado é que o fluxo de calor neste processo seja menor que em processos de ebulição nucleada. Por outro lado, caso seja aplicada uma temperatura muito alta na superfície do aquecedor espera-se que a transferência de calor por radiação seja mais significativa, podendo inclusive gerar fluxos de calor mais elevados que os observados em regime de ebulição nucleada.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)