Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Çengel - Transferência de Calor- Ed: 4º - Capítulo 1.Problemas - Ex. 3
O que é a teoria do calórico? Quando e por que ela foi abandonada?
Passo 1
Fala aí! Olha só, temos uma questãozinha teórica pra resolver, vamos nessa!
Ela quer saber o que é a teoria do calórico e o porquê dela ter sido abandona…
Bom, essa teoria dizia que todos os corpos deveriam conter na sua composição um fluido sem massa, incolor e inodoro que era chamado de calórico. Ele seria o responsável pelas alterações de temperatura de um corpo, e que quanto maior fosse a temperatura de um corpo, maior seria a sua quantidade de calórico, porém essa quantidade era limitada para cada corpo.
Essa teoria ainda afirmava que quando dois corpos fossem colocados em contato num mesmo meio, o corpo com maior quantidade de calórico cederia parte dele para o corpo de menor quantidade até que, os dois corpos, tivessem a mesma quantidade de calórico.
Passo 2
Agora precisamos dizer o motivo dessa teoria ter sido abandonada… Bom, a gente já imagina o porquê, né?
Foi demonstrado que o calórico não existe! Mas como foi essa demonstração? Bom, Thompson, no século XVIII, viu que quando ele fez um furo em um cano de um canhão de metal, ele aqueceu… E se a teoria fosse verdade, então o aquecimento representava que a quantidade de calórico estava sendo aumentada.
Mas aí é que vem o problema! A hipótese de que todo aquele calor já estivesse na peça levaria à conclusão de que o canhão deveria derreter antes mesmo de ser furado… O que não fazia sentido nenhum. E mesmo com essa observação de Thompson, século XVIII, o uso da teoria só foi abandonado com as experiências do físico inglês James Prescott Joule, em torno de 1840.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)