Enunciado

2.35. Visto de cima, um toco firme é puxado por um par de cordas, cada qual com uma força de 200 N, mas em ângulos diferentes como mostrado. Ordene as forças resultantes sobre o toco, em ordem decrescente de valor.

Passo 1

Vamos calcular soma de vetores nessa questão aqui, e todas as forças no problema tem 200   N , mas a gente não sabe exatamente qual o ângulo das forças, então a gente não vai conseguir dizer exatamente o valor do módulo de cada resultante.

Então vamos comparar cada resultante. Vamos começar comparando o caso A com o B , usando a regra do paralelogramo para os dois casos:

Nesse caso B > A . Olha só, como no caso B um dos vetores se inclina em direção ao outro, eles se contribuem, os dois estão agindo no mesmo sentido, ai a força fica um pouco maior.

Passo 2

A gente sabe que B > A , agora vamos comparar A e C .

Agora a gente consegue ver que A > C . No caso C os vetores não se contribuem, mas se anulam, porque um vetor está inclinado no sentido oposto do outro, então uma partezinha do vetor é cancelada e ele fica menor.

Passo 3

Agora que sabemos que B > A e A > C , a gente pode organizar em ordem decrescente, do maior para o menor. O maior de todos é B , uma vez que A é maior que C e B é maior que A , B tem que ser maior que C também. E então:

B ; A ; C

Resposta

B ; A ; C

Ver Outros Exercícios desse livro