Enunciado

2.37. O conhecimento pode ser adquirido por meio da lógica filosófica e também pela experimentação. Qual das duas foi favorecida por Aristóteles, e qual foi por Galileu?

Passo 1

Legal, vamos lá!

A gente pode começar pensando, qual conhecimento era favorito por Aristóteles? No texto do livro a gente viu muitos argumentos de Aristóteles, mas não experimentos. Os argumentos dele eram bem lógicos, quer dizer, “se uma coisa para é porque ela encontrou seu lugar na natureza” é um pensamento lógico, mesmo que hoje a gente possa não concordar com isso é um jeito lógico de pensar.

Passo 2

Enquanto a Galileu? Bom, Galileu é famoso por um experimento, nada mais lógico que dizer que o tipo favorecido por Galileu era a experimentação. Será que a gente pode dizer que é mais correto adquirir conhecimento por experimentação então? Na verdade, não. A lógica e a experimentação estão ali lado a lado. Tudo que a gente leva para a experimentação passou primeiro por uma argumentação lógica, quero dizer, já havia discussões sobre um corpo pesado cair com a mesma velocidade que um corpo mais leve antes da experimentação de Galileu, e depois de constatar que os dois caem no mesmo tempo, ainda é necessário saber o porquê, e aí voltamos a lógica.

Resposta

Aristóteles favorecia a lógica filosófica e Galileu favorecia a experimentação.

Ver Outros Exercícios desse livro