Enunciado

2.50. Imagine um par de forças, uma com valor de 20 N e outra com 12 N. Qual a maior força resultante possível para essas duas forças? Qual é a mínima força resultante possível?

Passo 1

Beleza, a gente tem duas forças que conhecemos o módulo, mas não a direção nem o sentido.

Esse par de forças vai ser o maior possível se elas se somarem, isso quer dizer que elas devem estar sendo aplicadas no mesmo sentido e direção. Imagina uma caixa no chão, e você e um amigo ou amiga decidem empurrar essa caixa, para fazer isso vocês querem aplicar a maior força possível, então a melhor estratégia é que vocês empurrem a caixa na mesma direção e no mesmo sentido.

Então, matematicamente, as duas forças estão na mesma direção, então podem entrar na mesma expressão, e como estão no mesmo sentido tem sinais iguais, logo

F R = 20   N + 12   N = 32   N

Passo 2

Agora a menor resultante possível seria justamente o contrário, as forças sendo aplicadas em sentidos opostos, se você está empurrando a caixa para um lugar, e seu amigou ou amiga não quer que essa caixa seja empurrada, e quer diminuir a força, ela vai empurrar a caixa no sentido contrário.

Matematicamente, as forças tem sentidos opostos, e logo os sinais também são opostos, e por tanto:

F R = 20   N - 12   N = 8   N

Resposta

A maior força resultante é 32   N .

A menor força resultante é 8   N .

Ver Outros Exercícios desse livro