Enunciado

2.51. Quando um objeto qualquer se encontra em equilíbrio mecânico, o que pode ser dito com certeza a respeito de todas as forças exercidas sobre ele? A força resultante deve ser necessariamente nula?

Passo 1

Beleza vamos resolver mais uma!

A gente tem que entender bem esse conceito, equilíbrio mecânico não significa necessariamente que o objeto está parado. Equilíbrio mecânico tem uma definição que vai ajudar a gente a responder a primeira parte da questão. Se todas as forças exercidas no objeto se somarem vetorialmente e essa soma resultar em 0, podemos dizer que o objeto está em equilíbrio mecânico.

Você consegue dizer quando o objeto está em equilíbrio mecânico, mas não está parado? No movimento retilíneo uniforme! Se ele se move em linha reta, sem aumentar nem diminuir a velocidade, significa que está mantendo seu estado de movimento e por tanto se houver forças agindo sobre o objeto elas se somam e resultam em 0.

Passo 2

Agora vamos a segunda parte da questão. A força resultante é o vetor que surge da soma de todas as forças que agem sobre o objeto, mas a gente definiu que todas as forças se somam e ficam iguais a zero, logo a gente pode dizer com certeza que a força resultante é sempre nula em um objeto em equilíbrio mecânico.

Resposta

Podemos dizer que com certeza as forças se somam e resultam em zero.

Sim, a força resultante deve ser necessariamente nula.

Ver Outros Exercícios desse livro