Enunciado

2.84. Cada vértebra de sua espinha dorsal é separada de suas vizinhas imediatas por discos de um tecido elástico. O que acontece, então, quando você salta para o chão a partir de uma altura elevada? (Dica: pense na cabeça do martelo da Figura 2.5.) Você pode dar uma razão para que sua altura seja um pouco maior de manhã do que na noite anterior?

Passo 1

Legal vamos para mais uma.

Bom, essas vertebras tem que respeitar as leis da física. Quando a gente pula, as vertebras pulam junto com a gente, todas elas entram no mesmo estado de movimento. Quando a gente chega no chão, o movimento para de repente, mas as vertebras tendem a continuar no seu estado de movimento, e aí a tendência é que elas continuem indo pra baixo. Nesse momento que os discos elásticos entram em ação, eles ajudam a amortecer o movimento das vértebras e por isso que a não as quebramos quando saltamos de uma altura elevada para o chão.

Passo 2

Vamos para a outra parte do problema. Quando estamos em pé as vertebras sofrem uma força peso pra baixo, ou seja, se não houvesse nada para parar elas, elas iam cair uma em cima de outra:

No raio x do boneco a gente vê que as vértebras recebem uma força que faz as vértebras se aproximarem.

Mas quando estamos deitados a força não faz as vertebras se aproximarem, olha só:

As vértebras tem liberdade para ficar mais espaçadas, e por isso a gente fica um pouco maior.

Resposta

As vértebras se aproximam porque tendem a manter seu estado de movimento.

Quando estamos em pé a força peso faz as vértebras se aproximarem.

Ver Outros Exercícios desse livro