Enunciado

5.8. Para produzir uma força resultante sobre um sistema, deve haver uma força aplicada externamente?

Passo 1

Legal, vamos para mais uma!

A gente vai usar um conceito bem importante aqui: A terceira lei de Newton. Bom, é o tema do capítulo, a gente ia usar de um jeito ou de outro né?

Então é o seguinte, toda ação causa uma reação contrária e de mesma intensidade, isso significa que para cada força que um corpo exerce no outro, vai ter outra força igual e oposta.

Passo 2

Se a gente pensar desse jeito, se a gente somar todas as forças do mundo, o resultado vai ser zero certo? E é esse mesmo o resultado, mas a gente pode definir um sistema que não inclui o mundo inteiro, e aí a gente vai ter forças internas e externas ao sistema. Bom, se a força de ação é uma força interna, a força de reação também vai ser uma força interna, elas vão se somar e se cancelar, isso quer dizer que a gente não vai conseguir uma força resultante só com forças externas.

Quando a gente aplica uma força externa, aí o raciocínio muda um pouco, porque quando a força de ação é externa ao sistema, a gente não tem que considerar a força de reação, porque a essa força de reação vai agir em alguma coisa fora do sistema.

A gente só pode concluir que a resposta é sim. Deve haver uma força aplicada externamente.

Resposta

Sim.

Ver Outros Exercícios desse livro