O que acontece com a pressão da água no fundo de gêiser depois que um pouco de água sai dele?
Passo 1
Primeiramente é necessário entender que quando “calmo”, um gêiser é como um poço de água muito fundo (com cerca de dois mil metros abaixo do solo), fino e localizado perto de atividade vulcânica.
A parte mais funda do gêiser está em contato com rochas quentes fazendo com que lá as temperaturas cheguem a cerca de 130 graus celsius. O fato de o “buraco” ser fundo e tortuoso impede a transferência de calor por convecção. Assim sendo, a única transferência energética acontecendo se dá pela condução térmica (desprezando-se a pequena quantidade irradiada) que estabelece um gradiente de temperatura entre o fundo e o ar deu sua entrada.
A imagem abaixo representa as características citadas anteriormente:
Passo 2
No momento em que, a temperatura no fundo atinge valor suficiente para fazer com que a pressão de vapor no interior das bolhas iguale-se com a pressão absoluta local, a ebulição começa e o grande fluxo de bolhas empurra a água acima dele. Esse fluxo, então, causa uma diminuição de pressão no gêiser.
Passo 3
A diminuição de pressão baixa a temperatura de ebulição da água e faz com que mais líquido inicie a fervura. O resultado desse processo é um grande jato de água fervendo e vapor aquecido que é expelido com violência.
Resposta
A pressão da água no fundo de um gêiser diminui depois que um pouco de água sai dele.