Enunciado

Um amigo lhe diz que a porta de um refrigerador, abaixo da camada de plástico branco, é feita de alumínio. Como você poderia testar isto para saber se é verdade (sem arranhá-la)?

Passo 1

Vamos começar pensando sobre algo que todos temos em casa: ímãs de geladeira. A razão para esses ímãs grudarem na porta do seu refrigerador é porque ela possui em sua constituição ferro e níquel. Logo, uma vez que esses materiais são ferromagnéticos, ao aproximar um ímã da porta seus domínios magnéticos se alinham com o campo externo de forma que ela passe a atuar como um ímã, sendo atraída pelo primeiro.

Porém, se a porta do refrigerador fosse feita de alumínio, um material que não possui propriedade ferromagnética, não seria possível grudá-lo na superfície. Logo, uma forma de testar o material de que é feito a porta de sua geladeira é tentando grudar um ímã sobre ela; se conseguir, não é alumínio (sem trapaças).

Observação: o alumínio é um material paramagnético que, portanto, também pode ser atraído por ímãs. Porém, seu magnetismo é muito mais fraco do que os ferromagnéticos. Logo, uma vez que os ímãs de geladeira geram campo magnéticos de baixa intensidade, o alumínio não é atraído de forma significativa por eles.

Resposta

Podemos testar aproximando um ímã da porta da geladeira. Se ele for atraído pela porta podemos afirmar que a porta não é de alumínio.

Ver Outros Exercícios desse livro