Enunciado

O aparelho mostrado na Figura PC18.1, chamado conversor termoelétrico, usa uma série de células semicondutoras para transformar energia interna em energia elétrica. Na fotografia da esquerda, as duas pernas do aparelho estão à mesma temperatura e não há produção de energia elétrica. No entanto, quando uma perna está a uma temperatura mais alta que a outra, como mostrado na fotografia da direita, a energia elétrica é produzida à medida que o aparelho extrai energia do reservatório quente e aciona um pequeno motor elétrico. (a) Por que é necessária uma diferença de temperatura para produzir energia elétrica nessa demonstração? (b) Em que sentido esse experimento intrigante demonstra a Segunda Lei da Termodinâmica?

Passo 1

Falaaaaaaaaaaaaaaaa Tribuxo?

Bora resolver mais uma questão!?

Para resolver essa questão precisamos entender como funciona um conversor termoelétrico, ele é um equipamento capaz de converter calor em energia elétrica e funciona a partir de um princípio chamado de Efeito de Seebeck, onde a energia elétrica é gerada através da junção de dois metais com temperaturas diferentes.

Passo 2

(a) Porque quando temos duas temperaturas diferentes temos um fluxo de energia que pode então ser convertido em energia elétrica. Mas se as temperaturas são iguais não existe fluxo de energia na forma de calor.

Passo 3

(b) Demonstra a Segunda Lei da Termodinâmica através da transferência de energia na forma de calor entre as duas pernas do aparelho.

Mandamos bem nessa!!!!!!

Até a próxima questão..............

Resposta

Explicado acima.

Ver Outros Exercícios desse livro