A asa metálica de um avião atua como um “fio” voando através do campo magnético terrestre. Uma voltagem aparece induzida entre as pontas da asa e uma corrente flui através dela, mas somente durante um breve intervalo de tempo. Por que a corrente deixa de existir, embora o avião se mantenha voando através do campo magnético terrestre?
Passo 1
E aí, galera! Tudo tranquilo? Bora resolver uma questão conceitual?
O movimento das asas através do campo magnético terrestre faz com que haja sobre ela uma variação de fluxo magnético. Consequentemente, de acordo com a lei de Faraday, surgirá sobre as asas uma diferença de potencial induzida, fazendo com que elétrons se acumulem na extremidade da asa. A partir de certo momento o acúmulo de cargas elétricas nas extremidades das asas fará com que seja gerado uma diferença de potencial que se opõe à diferença de potencial induzida. Assim, a carga é puxada igualmente em sentidos opostos e não se move.
Resposta
A corrente deixa de existir pois depois de certo momento a ddp criada pela diferença entre as cargas elétricas nas extremidades das asas do avião “anule” a voltagem induzida.