Enunciado

Uma astrônoma está tentando observar duas estrelas distantes. As estrelas estão no limite de resolução quando ela as enxerga através de um filtro que deixa passar luz verde com comprimento de onda próximo a 550 nm. Quais das seguintes ações melhorariam a resolução? Suponha que a resolução não seja limitada pela atmosfera.

a. Alterar o filtro de modo a deixar passar outro comprimento de onda diferente. Caso sua resposta seja afirmativa, a astrônoma deveria usar um comprimento de onda mais curto ou mais longo?

b. Usar um telescópio com uma lente objetiva de mesmo diâmetro, mas com distância focal diferente. Caso sua resposta seja afirmativa a astrônoma deveria selecionar uma distância focal mais curta ou mais longa?

c. Usar um telescópio com uma lente objetiva de mesma distância focal, mas com um diâmetro diferente. Caso sua resposta seja afirmativa. a astrônoma deveria selecionar um diâmetro maior ou menor?

d. Usar uma ocular com um aumento diferente. Caso sua resposta seja afirmativa, a astrônoma deveria selecionar uma ocular de maior ou menor aumento?

Passo 1

Fala pessoal, tudo certinho? vamos responder mais uma questão, então prepara o material e vamos responder!!

Nós sabemos que a resolução angular do telescópio e dado por:

θ m i n i m o = 1,22 λ D

Dois objetos são considerados marginalmente resolvíveis se α = θ m i n i m o e são considerados resolvíveis se α > θ m i n i m o .

No caso da letra a, no caso da diminuição do comprimento de onda diminui com θ m i n i m o o que faz α > θ m i n i m o , então a resolução é melhorada.

Passo 2

No caso da letra b, f não está na fórmula, então não muda nada. Na letra c, aumentando D vai diminuir θ m i n i m o , o que faz α > θ m i n i m o . No caso da letra d, a ampliação não muda nada na fórmula.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro