Para que sua avó possa escutar música, você leva seu rádio de cabeceira para o hospital onde ela está internada. Mas, antes, o leva para ser testado quanto à segurança elétrica. O técnico de manutenção descobre que ele produz 120 V em um de seus botões, e não deixa que você o leve para o quarto de sua avó. Sua avó reclama que tem o rádio há muitos anos e ninguém nunca levou choque por causa dele. Você acaba tendo que comprar um rádio novo de plástico. (a) Por que o rádio velho da sua avó é perigoso em um quarto de hospital? (b) O rádio antigo é seguro no quarto da casa dela?
7
Passo 1
E aiii gente, tudo bom com vocês?
Então vamos resolver essa questão bem legal aqui e passo a passo pra gente tirar 10 na provinha!
Vamo lá!
Letra a:
O trabalhador da manutenção do hospital tem razão. Um quarto de hospital é cheio de aterramentos elétricos, incluindo a estrutura da cabeceira. Se sua avó tocou a maçaneta com defeito e a estrutura da cama ao mesmo tempo, ela poderia receber um grande choque, pois haveria uma diferença potencial de 120V através dela. Se 120V for corrente contínua, o choque pode deixá-la em fibrilação ventricular, e a equipe do hospital poderia usar o desfibrilador. Se 120V for corrente alternada, o que é mais provável, a corrente poderia produzir queimaduras externas e internas ao longo do caminho de condução.
Passo 2
Letra b:
Provavelmente ninguém levou um choque com o rádio em casa porque o quarto dela não continha nenhum aterramento elétrico - nenhum condutor conectado em zero volts. Assim, vovó poderia tocar o botão "quente" sem levar um choque, desde que não havia caminho para o aterramento para fornecer uma diferença de potencial através dela. Um novo aparelho no quarto ou uma inundação pode tornar o rádio letal.
Resposta
- Ver resposta
- Ver resposta