Enunciado
Física - Hewitt - Física Conceitual- Ed: 12º - Capítulo 10.Pense e Ordene - Ex. 36
Uma bola é arremessada da borda de um penhasco em situações diversas, sempre com o mesmo valor de rapidez, mas em ângulos diferentes. Ordene as situações em sequência decrescente quanto ao valor
- inicial das EPs das bolas em relação ao solo.
- inicial das ECs das bolas no momento do arremesso.
- das ECs das bolas ao colidir com o solo.
- dos tempos de voo no ar.
Passo 1
Falaa, pessoal! Tudo tranquilo? Vamos analisar item por item!
a) Tendo como nível de referência, com energia potencial nula, o fundo do penhasco, a energia potencial gravitacional do sistema bola-terra será diretamente proporcional à distância entre o fundo do penhasco e o local de lançamento da bola. Uma vez que o lançamento ocorre sempre da borda do penhasco, a EP inicial será a mesma em todos os lançamentos.
Passo 2
b) A energia cinética das bolas no momento do arremesso é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade. Logo, já que elas são lançadas sempre com o mesmo valor de rapidez, a energia cinética inicial da bola é igual em todos os casos.
Passo 3
c) Desprezando qualquer tipo de força dissipativa, a energia mecânica do sistema deve ser conservada. Além disso, inicialmente a energia mecânica é a soma da energia potencial gravitacional. No final, só há energia cinética. Matematicamente
Logo, em virtude de a energia mecânica inicial ser igual em todos os casos, a energia cinética final (no momento da colisão) deve ser igual também.
Passo 4
d) O tempo de voo depende unicamente (quando desprezamos a atuação de qualquer força dissipativa) da componente vertical da velocidade inicial. Assim sendo, aquela que tiver maior velocidade inicial (quando o eixo oy for orientado com sentido para cima) possuirá maior tempo de queda.
Obs: perceba que a componente vertical da velocidade é nula em (A), positiva em (B) e negativa em (C).
Resposta
a)
b)
c)
d)