Enunciado

Caindo verticalmente, a chuva deixa linhas inclinadas sobre o vidro da janela lateral de um automóvel em movimento. Se as linhas formam um ângulo de 45 ° , como se compara a velocidade do carro com a das gotas de chuva?

Passo 1

Faaaala aquáticos novamente, beleza?

Maaais uma pergunta muito pertinente no nosso cotidiano né? Parece muito complicado, mas se você botar no papel o que você sabe sobre vai se assustar com o quanto é simples resolver isso. Então CALMA!!!

Passo 2

Alerta de gatilho. Lembra aquele dia chuvoso e triste enquanto você dava uma volta de carro, enquanto você tinha uma crise existencial e olhava as gotas de chuva na janela?

É claro que você estava pensando em muitas outras coisas e nem sequer parou pra comparar a velocidade da chuva com a velocidade da linha da chuva.

Passo 3

O problema nos fala que as linhas de chuva formam um ângulo θ = 45 ° com a janela do carro. Vamos fazer um esquemático das forças:

Do triângulo formado pelos vetores representantes das velocidades do carro e da chuva ( v c h u v a e v c a r r o ), podemos relacionar o ângulo θ com isso:

tan ⁡ θ = v c a r r o v c h u v a

tan ⁡ 45 ° = v c a r r o v c h u v a → 1 = v c a r r o v c h u v a

v c a r r o = v c h u v a

Resposta

Então a velocidade do carro é igual a velocidade da chuva caindo na janela.

Ver Outros Exercícios desse livro