Enunciado

Cavidades formadas por carvões em brasa parecem mais brilhantes que os próprios carvões. É a temperatura em tais cavidades apreciavelmente maior do que a temperatura da superfície de um carvão incandescente exposto?

Passo 1

Imagine a seguinte situação: você coloca alguns carvões em brasa próximos uns dos outros e percebe que entre os carvões, nas cavidades formadas por eles, o brilho parece mais intenso que o dos próprios carvões. Por que isso acontece? A cavidade está mais quente?

A resposta para essa pergunta não está na temperatura...

Na verdade, as temperaturas dos carvões e das cavidades formadas por eles devem ser praticamente a mesma já que o sistema deve estar aproximadamente em equilíbrio térmico.

Passo 2

A origem do brilho maior está no fato de as cavidades terem um comportamento mais próximo de corpo negro do que o carvão. Isso faz com sua emissividade seja maior e, consequentemente, o brilho seja mais intenso.

Lembre-se que uma cavidade fechada com um pequeno orifício é o principal modelo de um corpo negro:

Como o orifício é bem pequeno, a luz que entra e reflete internamente dificilmente sai da cavidade, o que caracteriza a definição de um corpo negro: absorve toda radiação que incide sobre ele, não reflete nada!

Resposta

As temperaturas devem ser as mesmas.

Ver Outros Exercícios desse livro