Um certo número de corpos com temperaturas diferentes é colocado em uma sala fechada, compartilhando a energia radiante até acabar alcançando a mesma temperatura. Este equilíbrio térmico seria possível se bons absorvedores fossem maus emissores e maus absorvedores fossem bons emissores? Explique.

Passo 1

Nesse exercício é discutido uma possibilidade pra atingir o equilíbrio térmico. Ao invés de termos bons emissores como bons absorvedores e maus emissores como maus absorvedores, ele sugere a possibilidade de bons absorvedores serem maus emissores e maus absorvedores serem bons emissores e pergunta se nessa situação seria possível o equilíbrio térmico.

Passo 2

Vamos pensar então. Se os bons absorvedores fossem maus emissores, não iriam emitir quase nada de radiação térmica, mas iriam absorver muito bem essa radiação emitida por outros. Se temos mais absorção que emissão, os corpos iriam aumentar a temperatura.

No caso dos maus absorvedores e bons emissores, vai emitir muito mais radiação térmica que vai absorver, assim os corpos vão diminuir a temperatura.

Então temos o caso onde alguns corpos vão aumentar sua temperatura enquanto outros vão diminuir sua temperatura e dessa forma não vamos atingir o equilíbrio térmico, que é quando todos os corpos estão na mesma temperatura.

Resposta

Não é possível atingir o equilíbrio térmico nessa situação porque os bons absorvedores e maus emissores aumentariam sua temperatura e os maus absorvedores e bons emissores iriam diminuir sua temperatura, nunca atingindo o equilíbrio.

Ver Outros Exercícios desse livro