Enunciado

No circuito mostrado abaixo, quantos volts são aplicados na lâmpada e quantos amperes fluem através de seu filamento?

Passo 1

E aí, preparado para aplicar seus conhecimentos sobre transformadores?

Nessa questão será necessário o uso da relação do transformador ideal. Caso você não se recorde dela:

V p N p = V s N s

Onde V indica a tensão elétrica e N o número de espiras. Além disso, os subscritos p e s se referem ao enrolamento primário e ao secundário respectivamente.

Passo 2

Primeiramente, usando a relação acima, iremos descobrir a tensão aplicada sobre a bobina secundária do primeiro transformador da seguinte forma:

120 100 = V s 1 ° 10 → V s 1 ° = 10 ⋅ 12 10 = 12   V

Essa tensão é transferida para a bobina primária do segundo transformador uma vez que eles estão conectados pelo mesmo fio.

Passo 3

Sabendo a tensão sobre a bobina primária do segundo transformador podemos descobrir a tensão a qual a secundária desse mesmo transformador está submetida. Usando a relação do transformador ideal, temos:

12 10 = V s 2 ° 100 → V s 2 ° = 120   V

Perceba que poderíamos saltar a parte dos cálculos pois o sistema é constituído em um transformador abaixador conectado em um aumentador de mesma característica. Logo, é claro que a tensão de entrada deve ser igual a tensão de saída!!

Passo 4

Agora, para encontrar a corrente que atravessa o filamento da lâmpada basta aplicar o princípio da conservação da energia. Para isso, podemos igualar a potência elétrica na bobina primária do segundo transformador com a potência na bobina secundária do mesmo. Como a potência elétrica é dada pelo produto entre tensão e corrente, temos:

P p = P s → V p ⋅ I p = V s ⋅ I s → 12 ⋅ 1 = 120 ⋅ I s → I s = 12 120 = 0,1   A

Resposta

120 V

0,1 A

Ver Outros Exercícios desse livro