Enunciado

Cite a lei da reflexão.

Passo 1

Fala galerinha esforçada. Aqui estamos nós em mais uma questão. Nessa daqui só temos que falar sobre a lei da reflexão, o que ela é. Então vamos lá.

Passo 2

A lei da reflexão só diz que o ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão. Mas vamos entender o que é cada um desses ângulos e porque temos essa lei.

Passo 3

Ângulo de incidência é o ângulo que chega na superfície. Ângulo de reflexão é o que está saindo depois de ser refletido. Entendido isso, agora vamos entender porque acontece essa lei.

Primeiro vamos entender como é a construção para sabermos qual é o caminho que a luz percorre para ir do ponto A ao ponto B. Do ponto B, medimos a distância dele até a superfície e colocamos um ponto B’ a mesma distância até a superfície que o ponto B está dessa superfície, como na imagem abaixo.

Depois de colocar esse ponto B’, fazemos uma reta que liga o ponto A ao ponto B’, fazendo uma linha reta. O ponto que acerta a superfície, usamos esse ponto pra fazer uma reta até o ponto B.

Agora vamos ver algumas coisas interessantes. Como está na figura, o ângulo entre a superfície e o raio que foi prolongado de A tem o mesmo valor do ângulo entre o raio que sai de A até a superfície. Também temos que a distância da a superfície ao ponto B é igual a distância da superfície até o ponto B’. E a distância horizontal do ponto em que o raio A corta a superfície até os pontos B e B’ também é igual, já que os pontos estão na mesma linha vertical. Então no triângulo que liga o ponto em que corta a superfície e os pontos B e B’ são iguais. E se eles são iguais, temos o mesmo ângulo nesses triângulos. Por isso temos

theta_i = theta_r ,

Sendo theta_i o ângulo de incidência (o ângulo que o raio que sai de A faz com a superfície) e theta_r o ângulo de reflexão (o ângulo que o raio que chega em B faz com a superfície).

Resposta

A lei de reflexão estabelece que o ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão.

Ver Outros Exercícios desse livro