Enunciado

O comprimento de onda de de Broglie associado a uma partícula depende do movimento do sistema de referência do observador? Qual é o efeito disso sobre a dualidade onda-partícula?

Passo 1

Fala galerinha, beleza?

Você deve saber desde o ensino médio que velocidade é uma grandeza relativa, certo? Por exemplo, com relação a Terra você provavelmente está parado nesse momento, mas com relação ao Sol não.

Essa dependência do referencial para a velocidade é obviamente passada para o momento linear p de um corpo: diferentes referenciais vão medir diferentes movimentos.

Assim, um referencial A pode medir um momento p enquanto outro referencial B mede um momento p ' . Mas o que acontece com o comprimento de onda de de Broglie?

No referencial A, temos

λ = h p

Já no referencial B, temos

λ ' = h p '

Como p ≠ p ' , é óbvio que λ ' ≠ λ . Mas como assim os comprimentos de onda são diferentes dependendo do referencial? Isso é possível?

Passo 2

Isso não só é possível como é a origem de um fenômeno muito famoso que você já deve ter ouvido falar: o efeito Doppler!

O efeito Doppler é a mudança de frequência quando há um movimento relativo entre a fonte e o observador. Podemos interpretar a mudança de referencial como o movimento relativo entre fonte e observador e a mudança na frequência como sendo uma mudança no comprimento de onda. Bem bonito, né?

Resposta

Diferentes referenciais podemos medir comprimentos de onda diferentes.

Ver Outros Exercícios desse livro