Enunciado

4. A condição de equilíbrio, ∑F = 0, aplica-se a objetos

a. em repouso.

b. em movimento com velocidade constante.

c. ambas as anteriores.

d. nenhuma das anteriores.

Passo 1

Primeiramente devemos entender em que casos um objeto se encontra em condição de equilíbrio!

A condição de equilíbrio garante o equilíbrio estático de qualquer parte isolada do objeto ou do objeto como um todo. Mas como garantir esse equilíbrio na prática?

Passo 2

Pra garantir que um corpo está em equilíbrio é necessário garantir duas coisas: A primeira é que a força resultante sobre ele é nula, ou seja, que a soma de todas as forças que atuam sobre ele é nula. A segunda é garantir que a soma dos torques seja igual a zero, para que não haja rotação.

Passo 3

Voltando para as opções da questão, é perguntado se há equilíbrio no repouso ou em movimentos com velocidade constante.

Bem, caso o corpo esteja em repouso, ele não possui velocidade. Já que segundo o enunciado, para esse corpo o ∑ F = 0 , ele está em equilíbrio estático.

Para o caso do corpo em movimento com velocidade constante, por mais que ele esteja em movimento, já que o ∑ F = 0 , é certo dizer que ele está em equilíbrio dinâmico. Já que o corpo não está acelerado.

Passo 4

Nesse problema, não precisamos entrar no mérito da segunda condição de equilíbrio, mas fica ligado!! Quando for trabalhar com corpos extensos, com dimensões consideráveis, é preciso garantir que a soma dos torques seja igual a zero.

Resposta

c.

Ver Outros Exercícios desse livro