Considere duas salas de igual tamanho, conectadas por uma porta aberta. Uma das salas é mantida a uma temperatura mais alta do que a outra. Qual delas contém mais moléculas de ar?
Passo 1
Essa questão fala de duas salas onde uma está mais quente que outra e pergunta qual tem mais moléculas de ar.
Primeiro temos que relacionar a temperatura com a densidade do ar e depois com a densidade, conseguiremos saber qual tem mais moléculas de ar.
Passo 2
Sabemos que quando algo é aquecido, ele aumenta de tamanho, mesmo que só alguns milímetros. A mesma coisa acontece com o ar.
Quando o aquecemos, as moléculas que tem nele se agitam mais e ficam mais espaçadas, tipo em uma festa lotada onde todo mundo está tentando dançar. É preciso empurrar os outros pra ter mais espaço, e assim se olharmos o que aconteceu com a densidade, veremos que ela diminui, pela definição da densidade, que é
Sendo a densidade, a massa e o volume. Assim, densidade é quanta massa eu tenho em um certo espaço. Se as moléculas estão mais afastadas, tenho menos massa em um mesmo espaço e assim sua densidade é menor.
O contrário acontece quando resfriamos o ar. As moléculas se agitam menos e assim temos mais massa em um mesmo espaço e sua densidade aumenta.
Passo 3
Agora relacionando o que vimos com a densidade, vamos ver que na sala com a temperatura maior, as moléculas vão estar mais afastadas e assim a densidade é menor. Como essa densidade é menor, é preciso mais moléculas para encher o volume da sala
Resposta
Então, a sala com a temperatura maior tem mais moléculas de ar.