Enunciado

Considere a rapidez do ponto onde as lâminas de uma tesoura se encontram, quando a mesma está sendo fechada. Quanto mais próximas estão as lâminas ao serem fechadas, mais rápido esse ponto se move. O ponto poderia, em princípio, se mover mais rápido do que a luz. Da mesma forma com a rapidez do ponto onde uma machadinha encontra a madeira, quando a lâmina da ferramenta encontra a madeira quase horizontalmente. O ponto de contato se desloca mais rapidamente do que a machadinha. Analogamente, um par de feixes de laser que se cruzam, e que são movimentados de maneira a ficarem paralelos, produzem um ponto de intersecção que pode se mover mais rápido do que a luz. Por que esses exemplos não contradizem a relatividade especial?

Passo 1

Fala galerinha. Tudo tranquilo? Espero que sim.

Nessa questão temos alguns exemplos onde temos algumas coisas que superariam a velocidade da luz, mas mesmo assim não contradizem a relatividade especial. Vamos ver porquê.

Passo 2

Nesses exemplos dados, em nenhum deles informação ou algo físico está viajando mais rápido que a luz. Por isso não temos a violação.

Resposta

Porque em nenhum desses casos temos informação ou algo físico viajando mais rápido que a velocidade da luz.

Mais uma feita. Bora pra mais uma?

Ver Outros Exercícios desse livro