Enunciado

Quando uma corrente percorre as espiras de uma mola helicoidal, está se contrai como se fosse comprimida. Qual é a sua explicação para o fato?

Passo 1

Bora pra mais uma questão?

Como já sabemos, correntes elétricas são fontes de campos magnéticos rotacionais. Além disso, sabemos que quando portadores de cargas estão em movimento, como no caso de uma corrente elétrica, em uma região onde existe um campo magnético eles ficaram sujeitos a uma força. Logo, se houver fios condutores de corrente em certa região do espaço, o campo magnético produzido por um será responsável pela força magnética exercida sobre o outro.

No caso de uma mola helicoidal temos, com uma boa aproximação, espiras condutoras paralelas entre si sendo percorridas por correntes elétricas. Portanto, dado o que foi exposto no parágrafo anterior, sabemos que existirá uma força magnética atuando sobre as espiras. Porém, essa força tem característica atrativa ou repulsiva?

Para responder essa pergunta podemos analisar dois pequenos comprimentos de fios em espiras paralelas como fios retilíneos paralelos da seguinte forma:

Logo, uma vez que é conhecido o fato de haver atração entre fios condutores retilíneos paralelos com correntes de mesmo sentido, temos que todas as espiras da mola sentiram uma força entre si que a fará comprimir.

Obs: Outra forma de chegar a esse resultado é através da regra da mão direita.

Resposta

O campo magnético gerado por uma espira é responsável por forças magnéticas atrativas que atuam sobre suas vizinhas.

Ver Outros Exercícios desse livro