Enunciado

Corte um disco de alguns centímetros ou mais de diâmetro a partir de um papel de cartão; faça dois furos ligeiramente fora do centro, grandes o suficiente para que um loop de barbante passe por eles, como mostrado no desenho. Torça o disco como mostrado, de modo que o barbante fique enrolado de maneira semelhante às tiras de borracha de um aeromodelo. Então estique o barbante puxando suas extremidades para fora, e o disco começará a girar. Se a metade do disco for colorida de amarelo e a outra metade de azul, quando o disco girar, as cores se misturarão, e o branco surgirá claramente (quão próximo de branco depende dos matizes das cores). Experimente isso com outras cores complementares.

Passo 1

Este experimento também tem relação com o processo de visão humana. Primeiro, vamos pensar que a propagação da luz no meio material é algo muito rápido, só para se ter uma ideia, a luz chega nos olhos em cerca 10 - 8 s, o que é um intervalo de tempo curtíssimo. Outro ponto importante é que nosso processo de visão é muito complexo e é bem mais do que somente a luz chegar em nossos olhos.

Dito isso, o disco precisaria de uma velocidade mínima para conseguir se ter a separação, que seria algo em torno de 24 quadros por segundo, para se ter uma ilusão de processo contínuo.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro