Cubos de gelo flutuam em uma xícara de chá gelado. Por que o resfriamento seria menor se, em vez disso, os cubos ficassem no fundo da bebida?

Passo 1

Nessa questão é pedido pra relacionar o resfriamento a uma situação hipotética, ou seja, que estamos imaginando, em que os cubos de gelo ficam no fundo da bebida. Essa questão requer que saibamos sobre o resfriamento das coisas e do que ele depende. Vamos entender isso então.

Passo 2

Se andar dentro de um parque de neve sem roupa de frio, vai ficar gelado pra você bem rápido, certo? Isso acontece porque a diferença de temperatura entre você e o ambiente é muito alta, então a velocidade, ou a taxa, em que vai perder calor também é grande.

Se estiver em um ambiente mais quente do que o parque de neve, mas ainda mais frio que seu corpo, ainda vai perder calor, mas a uma taxa menor. Então esse resfriamento depende da diferença de temperatura que os corpos estiverem.

Passo 3

Agora, relacionamos o que aprendemos com o caso do gelo no copo, temos que com o gelo flutuando, ele tem uma parte dele que está em contato com o ar, que é a parte de cima dele. Como o ar está a uma temperatura maior que o gelo, o resfriamento vai ser mais rápido. No caso do gelo no fundo da bebida, temos chá gelado em volta de todo o gelo. Então, como eles estão a uma temperatura mais próxima um do outro, a taxa que ele se resfria vai ser menor.

Resposta

A taxa de resfriamento vai ser menor pela menor diferença de temperatura entre o chá gelado e o gelo, já que o gelo está todo envolto pelo chá.

Ver Outros Exercícios desse livro