Enunciado

Deduza o argumento matemático para a tendência, ilustrada na figura 9-12, que um elétron atómico com momento angular L tem de evitar o ponto em tomo do qual ele gira. Trate o elétron semiclassicamente supondo que ele se move sobre uma órbita num plano fixo que passa pelo n úcleo, (a) Mostre que sua energia total pode ser escrita como onde pj, é a componente do momento linear paralela ao raio vetor de comprimento r. (b) Explique por que isso indica que seu movimento radial é idêntico ao de um sistema unidimensional com potencial V'(r ). (c) Mostre a seguir que V'(r ) torna-se repulsivo para pequenos valores de r por causa da predominâ ncia do termo L 2 / 2mr 2 , denominado às ve- -3 zes de potencial centrífugo.

Passo 1

Saalve, tranquilo?

Vamos resolver juntos mais uma questão de física quântica?!

Passo 2

a) o momento angular é definido como

L = m v ⊥ r = p ⊥ r

Se o objeto pode alcançar o ponto que ele rotaciona, então o momento angular, que é proporcional ao radio que fica 0. Isso viola a lei de conservação do momento angular.

Tratando o elétron classicamente, então a energia do elétron vai ser determinado pela soma da energia cinética e a energia potencial:

E = p 2 2 m + V r = p ∥ 2 2 m + p ⊥ 2 2 m + V r = p ∥ 2 2 m + L / r 2 2 m + V r

∴ E = p ∥ 2 2 m + L 2 2 m r 2 + V r

Passo 3

b) o movimento radial tem momento paralelo, então a energia cinética é somente

p ∥ 2 2 m

Para capturar todo o movimento, o potencial precisa ser

L 2 2 m r 2 + V r

Passo 4

c) com o raio ficando menor, o termo do potencial é

L 2 m r 2

Se torna maior muito mais rápido que o potencial de Coulomb negativo, e então a energia do potencial é dominado por essa expressão, que cresce como o elétron vai radialmente, que representa uma força repulsiva.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro