Deixe cair uma pedra do topo de um alto penhasco. Identifique o sistema para o qual o momentum total é nulo quando a pedra está caindo.
Passo 1
Fala aí galera, bora resolver o nosso exercício? Se liga só, vamos analisar o nosso enunciado.
Bom, se nós tivéssemos somente a pedra no sistema, o momentum dela iria mudar conforme ela cai devido a força que a gravidade causa nela. Olhando para a fórmula podemos entender:
Shoow. Porém quando a pedra está caindo, ela adquire um momentum no sentido da queda, para baixo por exemplo. Maaaaaas, ai entra a nossa querida Terceira Lei de Newton né?
“A Terceira Lei de Newton (Princípio da Ação e Reação) diz que para toda força de ação existe uma força de reação que possui o mesmo módulo e direção, porém em sentido contrário.”
Então, se a gente for considerar um sistema Bola + Terra, podemos dizer que a Terra gera um momentum contrário ao da bola, no caso seria para cima, de mesma magnitude. Como o sentido é oposto, a soma deles se anulam, confirmando assim a conservação do momentum.
É como se a Terra estivesse indo de encontro com a pedra.
Beleza galera? Shooow, nos vemos no próximo exercício!
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)