Para deter um navio superpetroleiro, suas máquinas são desligadas usualmente a uns 25 km do porto. Por que é tão difícil parar ou fazer voltar um superpetroleiro?

Passo 1

Fala ai galera, bora resolver o nosso exercício? Se liga só, para ajudar a explicar a situação do enunciado, vamos dar uma olhada na fórmula do Impulso:

I = F . t

O que acontece com o navio, é que por ser muito pesado, a sua inércia é muito grande. Ou seja, precisamos fornecer uma quantidade de impulso grande para conseguir parar o navio.

Se a gente for analisar a nossa fórmula, reparem que para um valor fixo de Impulso, por exemplo I = K , teremos:

F . t = K

Logo, reparem que a força e o tempo acabam sendo grandezas INVERSAMENTE proporcionais entre elas. Ou seja, se eu aumento a força, eu diminuo o tempo e vice-versa.

“Show, mas como que isso influencia no nosso exemplo?”

Bom, no caso, as máquinas são desligadas há uma distância grande justamente para AUMENTAR o tempo de chegada até o porto. Aumentando o tempo (t), a força necessária diminui.

Essa manobra é MUITO importante pois o atrito do navio com a água é baixo, logo se não é feito esse processo nessa distância, não teríamos força necessária para parar o navio até a chegada no porto.

Beleza galera? Shooow, nos vemos no próximo exercício!

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro