Enunciado

Duas caixas idênticas são puxadas sob uma superfície horizontal com velocidade constante a uma força de 176 N, como mostrado abaixo. Há um atrito cinético entre as duas caixas e o chão. Encontre a tensão na corda entre as caixas.

  1. 176 N
  2. 88 N
  3. 132 N
  4. 44 N
  5. Não há informação suficiente para calcular a tensão

Passo 1

E aí gente, tudo bem? Vamos para mais um exercício legal de mecânica clássica?

Bem, considerando que nossas caixas se movem a velocidade constante, isso já nos implicará que elas estão em equilíbrio e, portanto, não há aceleração atuando nelas.

Passo 2

De acordo com a segunda lei de Newton, a força resultante atuando em cada bloco deve ser zero, afinal estamos em equilíbrio, ok? Então, se aplicarmos a segunda lei de Newton em cada um dos blocos vamos ter duas equações que vão relacionar a força de atrito e tensão para o primeiro bloco e a força de tensão, atrito e força de 176 N no segundo bloco.

Bloco 1: T - F a t r i t o , 1 = 0

Bloco 2: 176 - F a t r i t o , 2 + T = 0

Passo 3

A gente sabe que como os blocos são idênticos, temos que as forças de atrito devem ser iguais uma vez que não há forças verticais atuando sobre os blocos, pois lembre-se sempre que a força de atrito é proporcional a força normal, beleza? Então se tivesse uma força atuando na direção vertical em um dos blocos, você não poderia dizer que a força de atrito é igual.

F a t r i t o , 1 = F a t r i t o , 2 = F a

T - F a = 0

176 = F a + T

176 = 2 T → T = 176 2 = 88   N

Resposta

(b)

Ver Outros Exercícios desse livro