Enunciado

Duas parelhas de oito cavalos cada uma foram incapazes de separar os dois hemisférios de Magdeburg (mostrados na foto de abertura deste capítulo). Suponha agora que duas parelhas

de nove cavalos cada conseguisse separá-los. Neste caso, uma parelha de nove cavalos seria bem-sucedida nessa tarefa se a outra parelha fosse substituída por uma árvore bem forte? Justifique sua resposta.

Passo 1

Esse tal de hemisférios de Magdeburg são basicamente duas semiesferas metálicas ocas que quando encaixadas formam uma esfera. Do interior dessa esfera, é retirado todo o ar com uma bomba de vácuo, e isso possibilita que a pressão atmosférica externa as mantenha unidas. Olha só o que acontece quando temos cavalos puxando esse negócio dos dois lados:

Note que cada hemisfério é puxado com uma força F → , aqui exercida por um cavalo. O enunciado afirma que nove cavalos, ou seja, uma força igual a 9 F → , são capazes de separá-los. Ele pede pra gente analisar se o cenário acima seria diferente desse aqui a seguir:

Olha, a gente viu que uma força igual a 9 F → é capaz de separar um hemisfério, certo? Perceba que se tivermos os nove cavalos puxando esse negócio amarrado em uma árvore, a força sobre cada hemisfério é exatamente a mesma que se tivéssemos cavalos dos dois lados. Então, sim, poderíamos separar desse jeito.

Resposta

Sim.

Ver Outros Exercícios desse livro