Enunciado
Física - Hewitt - Física Conceitual- Ed: 12º - Capítulo 31.Questões de Revisão - Ex. 14
Que evidência você pode citar acerca do caráter ondulatório das partículas?
Passo 1
Fala pessoal, tudo certinho? Vamos responder mais uma questão? Então vamos lá!!!
Um experimento, uma fenda e o número dois = experimento de dupla fenda.
Vamos lá, nesse experimento, vamos ter luz atingindo as duas fendas. O fóton (vamos considerar um fóton apenas) atingirá uma dessas fendas, e segundo o princípio de Huygens (tive que falar dele já que o assunto é ondas – em resumo, Huygens propôs que cada ponto de onda pode se comportar como uma nova fonte de pontos de onda, fazendo assim que essa mesma onda difrata e possa contornar os obstáculos).
Até aqui está tudo ok? Vamos lá então. Beleza, as ondas de luz advindas das duas fendas irão interferir, isso só é possível se a luz se comportar como uma onda, pois não podem interferir.
Passo 2
Para fazer essa observação e provar que as ondas de luz formadas nas duas fendas interferem, precisamos usar um detector, um detector de luz funciona da mesma maneira – medindo a interação da luz com os elétrons dentro dos átomos do detector medindo a corrente elétrica causada pelo fotoelétrico, caso isso aconteça, haverá interferência das ondas de luz.
Como essas ondas são formadas em cada uma das fendas, precisamos dessa luz para interação com os elétrons do medidor, para medir os resultados da interferência.
Passo 3
Em qualquer interação com a partícula, que neste caso é o elétron, a luz se comporta como uma partícula. Isso significa o quê? Significa que para observar interferência, a luz deve ser considerada como onda, mas para medir interferência, a luz deve ser como partícula.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)