Enunciado

Numa experiência usando o esquema representado na Figura 22.11, o potencial de membrana de um axônio foi alterado de um valor inicial V 0 = -   60   m V para um valor V, como indica o gráfico (a) da figura abaixo. A variação com o tempo da densidade de corrente elétrica através da membrana desse axônio é mostrada nos gráficos seguintes para diferentes valores de V. O potencial de Nernst para o sódio é V N a N = 40 m V .

a. Explique a diferença entre os gráficos com diferentes valores de V.

b. O que se pode concluir dessa experiência sobre o transporte de íons através da membrana?

Passo 1

Fala galerinha. Tudo tranquilo? Espero que sim.

Nessa questão temos um potencial de membrana que tem valor inicial de V M = - 60 m V tem seu valor alterado pra diferentes valores que são indicados na figura. Queremos saber porque a diferença nos gráficos e o que podemos dizer sobre o transporte de íons na membrana.

Passo 2

A diferença nos gráficos é porque a densidade de corrente na membrana depende do potencial de Nernst para o íon e o potencial de membrana daquela célula. Como estamos alterando o potencial da membrana, também alteramos essa densidade de corrente. E concluímos que o transporte de íons depende do potencial da membrana também.

Resposta

A diferença é por causa que a densidade de corrente depende do potencial de Nernst e do potencial da membrana. Se alterarmos esse potencial da membrana, vamos alterar a densidade de corrente. E concluímos que esse transporte depende do potencial da membrana também.

Mais uma feita. Bora pra mais uma?

Ver Outros Exercícios desse livro