Enunciado

Explique por que a emissão de partícula, com as propriedades postuladas por Pauli, elimina as dificuldades relativas ao momento angular no decaimento \beta. E com relação às dificuldades relativas ao momento linear?

Passo 1

Saalve, tranquilo?

Vamos lá resolver mais uma questão de física quântica?!

Passo 2

No decaimento β , um núcleo com número atômico Z e número de massa A emite um elétron e se transforma em um núcleo com número atômico Z + 1 e o mesmo A . Portanto, um nêutron se converteu em um elétron e um próton. Todas essas três partículas são férmions com spin 1 / 2 , então uma partícula com spin meia integral aparentemente se transformou em duas partículas com spin total integral, violando a conservação do momento angular. Se outra partícula com spin semi-integral fosse produzida nesta reação, além do próton e elétron, então tanto o spin total inicial quanto o final seriam semi-integrais e, portanto, o momento angular seria conservado.

Esta terceira partícula também resolve a conservação do momento linear e resolve o problema colocado pelas energias de β elétrons de decaimento formando um espectro em vez de ter o único valor esperado se houver recuo insignificante do núcleo no decaimento. Existem muitas maneiras pelas quais a energia pode ser compartilhada entre o elétron e a partícula de Pauli, de modo que cada um tenha um espectro de energias possíveis que, juntas, ainda conservam o momento linear total.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro