Enunciado

Faça uma lista das funções de distribuição usadas normalmente nas ciências sociais. Em cada caso, especifique se a variável cuja distribuição é descrita é discreta ou contínua.

Passo 1

Essa questão foge um pouco da física, mas vamos pensar um pouco sobre funções de distribuição que podem ser usadas nas ciências sociais.

Um primeiro exemplo que podemos pensar é na distribuição de faixa etária de acordo com a renda. Se construirmos um histograma com a frequência de pessoas com uma renda em um determinado intervalo, obtemos uma distribuição discreta. Se o número de pessoas for suficientemente grande e for possível quebrar os intervalos do histograma em intervalos cada vez menores, obtemos uma distribuição aproximadamente contínua.

No geral, como nas ciências sociais a amostra é muito grande, quase sempre é possível transformar uma distribuição discreta em contínua.

Passo 2

Um bom exemplo de distribuição discreta que não pode ser convertida em contínua é o voto dado por um eleitor de acordo com sua renda. Como o número de candidatos que podem receber o voto do eleitor é limitado (no máximo da ordem de poucas dezenas), a distribuição é discreta.

Resposta

Entre muitos exemplos, podemos citar distribuições que dependam da renda.

Ver Outros Exercícios desse livro