Enunciado

Fala pessoal, tudo beleza? Vamos resolver o porquê de a força gravitacional predominar sobre a força elétrica no caso da terra e da lua?

Vamos? Então simbora

Passo 1

A força gravitacional e a força elétrica são de fato muito parecidas, até mesmo pelo formato de suas fórmulas, o que vai mudar é que uma é de atração (gravitacional - F = G M m d 2 ) e a outra é de atração e repulsão (Elétrica - F = k Q q d 2 ). Mas dando esse prelúdio, vamos entender o problema, ele quer saber qual o motivo da força gravitacional ser predominante quando o assunto é objeto grande (tipo um planeta e seu satélite), sendo que a força elétrica tem uma intensidade muito maior do que a gravitacional.

Primeiro, vamos pensar de modo molecular, os átomos têm cargas positivas e negativas, que se mantem próximas ou juntas pela enorme atração elétrica, quando esses átomos ou moléculas se combinam para formar um pedaço de matéria, as forças elétricas entram em equilíbrio.

Passo 2

Dado esse esclarecimento, a Terra e a Lua são objeto macroscópicos, com ‘zilhões’ de moléculas em sua composição, logo, não existe força elétrica resultante entre elas. Como a força gravitacional atua sobre objetos macroscópicos e tem como característica ser sempre atrativa, é ela que fica como predominante nesses dois objetos.

Resposta

A   T e r r a   e   L u a   s ã o   o b j e t o s   m a c r o s c ó p i c o s ,   o n d e   n ã o   e x i s t e   f o r ç a   e l é t r i c a   r e s u l t a n t e ,  

l o g o   a   ú n i c a   f o r ç a   p r e d o m i n a n t e   é   a   g r a v i t a c i o n a l .

Ver Outros Exercícios desse livro