Enunciado

A Fig. 34-46a mostra a estrutura básica do olho humano. A luz é refratada pela córnea para o interior do olho e refratada novamente pelo cristalino, cuja forma (e, portanto, distância focal) é controlada por músculos. Para fins de análise, podemos substituir a córnea e o cristalino por uma única lente delgada equivalente (veja a Fig. 34-46b). O olho “normal” focaliza raios luminosos paralelos provenientes de um objeto distante O em um ponto da retina, no fundo do olho, onde começa o processamento do sinal visual. Quando o objeto se aproxima do olho, os músculos precisam mudar a forma do cristalino para que os raios formem uma imagem invertida do objeto na retina (Fig. 34-46c). (a) Suponha que, no caso de um objeto distante, como nas Figs. 34-46a e 34-46b, a distância focal f da lente equivalente do olho seja 2,50 cm. Para um objeto a uma distância p = 40,0 cm do olho, qual deve ser a distância focal f′ da lente equivalente para que o objeto seja visto com nitidez? (b) Os músculos do olho devem aumentar ou diminuir a curvatura do cristalino para que a distância focal se torne f′?

Passo 1

Faaala galera, bora pra mais uma questãzinha do nosso livro!

Para o item a) temos os seguintes passos:

Quando o olho está relaxado, seu cristalino focaliza objetos distantes na retina, a uma distância   i atrás da lente. Iremos definir p = ∞ na equação das lentes para que assim obtermos:

1 i = 1 f

Onde f é a a distância focal da lente. Tudo tranquilão né? Bora continuar!

Com a relação acima a gente tem que i = f = 2 . 50   c m , quando o olho focaliza objeto mais próximos a distância da imagem i continua a mesma, porém a distância do objeto e a distância focal mudam de comprimento. Se   p é a nova distância do objeto e f ’   é a nova distância focal, a gente tem que:

1 p + 1 i = 1 f '

Se liga que no passo anterior temos que i = f , então substituindo na expressão acima para descobrir o valor de f ’ , ficamos com:

f ' = p f f + p

Substituindo pelos valores dados no enunciado do item a) temos:

f ' = ( 40.0   c m ) ( 2.50   c m ) 40.0   c m + 2.50   c m

f ' = 2.35 c m

Tudo certinho, agora vem comigo pro item b)!

Passo 2

b) Para que a gente resolva este item iremos ter como base a equação abaixo:

1 f = n - 1 1 r 1 - 1 r 2

Temos que r 1   e   r 2 são os raios de curvatura das duas superfícies da lente e n é o índice de refração do material da lente. Sabemos que tanto r 1   quanto r 2   tem a mesma magnitude sendo que r 1   é positivo e r 2   é negativo. Pelo o item anterior vemos que distância focal diminui logo a combinação 1 r 1 - 1 r 2 deve aumentar. Isso pode ser feito diminuindo a magnitude de ambos os raios, ou seja, o olho deve diminuir a curvatura do cristalino!

Mais uma questão resolvida, vamos pra próxima?

Resposta

Letra a)

f ' = 2.35 c m

Letra b)

Diminuir a curvatura do cristalino