Enunciado

A FIGURA Q22.9 mostra um tubo no qual se propagam ondas sonoras com à = 4,0 cm da esquerda para a direita. A onda se divide na primeira junção e se recombina na segunda. Os pontos e os triângulos assinalados indicam as posições das cristas de onda em t = 0 bem como um diagrama de frente de onda muito simples.

A - Que distância extra a onda superior deve percorrer? Essa distância extra. equivale a quantos comprimentos de onda?

B- As ondas recombinadas interferem construtiva ou destrutivamente? Explique.

Passo 1

Fala pessoal, tudo certinho? vamos responder mais uma questão, então prepara o material e vamos responder!!!

Vamos lá, primeiro ponto principal para responder a letra a), a distância do ponto para o triângulo, e vice-versa tem o mesmo comprimento de onda, com essa informação podemos descobrir por quanto tempo a onda viaja.

Nós podemos ver que a onda superior percorre três lados do quadrado enquanto a onda inferior percorre apenas um lado do quadrado. Isso vai significar o quê? Que a onda superior atravessa dois lados a mais.

Δ L = 2 ∙ 8   c m = 16   c m  

Passo 2

Como dissemos que a distância ponto a ponto é um comprimento de onda, então pela imagem dada na questão, podemos concluir que:

2 λ = 8   c m → λ = 4   c m

Isso vai significar que a onda superior viaja 4 “comprimentos de onda” a mais que a onda inferior.

Passo 3

Já na letra b), temos que a diferença do caminho é um múltiplo inteiro do comprimento de onda, com isso as ondas podem se combinar construtivamente.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro