Com um fio de certo comprimento, construa um enrolamento, talvez enrolando o fio firmemente em torno de um tubo de papelão de papel higiênico. Depois remova o tubo. Ligue as extremidades do fio a um galvanômetro. Movimente um ímã para frente e para trás dentro do enrolamento, e observe o movimento do ponteiro do galvanômetro. Depois aumente o número de espiras do enrolamento e repita o procedimento anterior, observando o que marca o ponteiro do galvanômetro. Será especialmente interessante se você possuir ímãs de diferentes intensidades para manipular.

Passo 1

Bora fazer uma experiência?

Depois de conseguir os aparatos necessários e realizar o experimento nos dois casos pedidos (diferenciando o número de espiras) vamos observar o seguinte:

Quando aproximamos o ímã em direção ao primeiro enrolamento percebemos uma deflexão no ponteiro do galvanômetro. No segundo experimento, aproximando o ímã de um enrolamento com um número maior número de espiras também ocorre uma deflexão do ponteiro, porém, com maior amplitude.

Passo 2

Para explicar o fenômeno que acabamos de ver necessitamos da lei de Faraday. Caso você não se lembre dela:

“A voltagem induzida em uma bobina é proporcional ao produto do número de espiras pela área da seção transversal de cada espira e pela taxa com a qual o campo magnético varia no interior das espiras.”

Matematicamente:

V i n d u z i d o ~ N e s p i r a s × A e s p i r a s × Δ c a m p o   m a g n é t i c o Δ   t e m p o  

Passo 3

Quando aproximamos e afastamos o ímã dentro do enrolamento variamos o campo magnético naquele local e consequentemente, de acordo com Faraday, produzimos uma voltagem sobre ele. Além disso, a formulação matemática da lei de Faraday permite-nos afirmar que quanto maior o número de espiras, maior a voltagem induzida. Isso explica a maior amplitude de deflexão do ponteiro do galvanômetro no segundo caso!

Passo 4

Ao observar a lei de Faraday percebemos que outra maneira de variar a voltagem induzida é variando a intensidade do campo magnético. Uma forma de fazer isso é usando ímãs de diferentes intensidades!

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro