Enunciado

Se uma forca F → 3 , de mesma intensidade de F → 1 , for aplicada no mesmo ponto O que é aplicada F → 1 , porém sua linha de ação, forma um angulo θ com a reta imaginária   O A - , a ação da força F → 3   fará o corpo girar no sentido anti-horário semelhante a ação de F → 1 , o efeito da forca será menor que o produzido pela forca F → 1 .

Porque o efeito da forca F → 3 é menor que o produzido por F → 1 ?

Passo 1

Para ilustrar o que o texto nos diz, considere como base a figura abaixo, os dois corpos são o mesmo, porém acima estamos aplicando uma força F → 3 , abaixo estamos aplicando F → 1 .

Passo 2

A força F → 1 tem toda a sua intensidade aplicada perpendicular a linha de giro em relação ao ponto O , toda a sua ação será no sentido de empurrar o corpo para o giro.

Quando analisamos de forma vetorial a força F → 3 , em sua decomposição, a componente F → 3 x , tem sua linha de ação na direção horizontal para a direita, em palavras mais simples, seria como se F → 3 x , tracionasse ou puxasse o ponto A para a direita, essa ação não provoca o giro, isso significa que parte da força F → 3 está sendo dissipada pela componente F → 3 x .

Com isso concluímos que penas F → 3 y está de fato provocando o giro do corpo ilustrado.

Como calculamos a componente F → 3 y , a partir de uma decomposição vetorial da força F → 3 em função do ângulo θ .

Passo 3

Fazendo uma análise matemática, podemos concluir:

F → 3 y = F → 3 ⋅ sin ⁡ θ

Como na ilustração, θ < 90 ° :

0 < sin ⁡ θ < 1     ⟹   ∴     F → 3 ⋅ sin ⁡ θ < F → 1  

Resposta

Está discorrida no passo a passo

Ver Outros Exercícios desse livro