Enunciado
Física - Hewitt - Física Conceitual- Ed: 12º - Capítulo 25.Pense e Explique - Ex. 63
Na fotografia de abertura do capítulo, Jean Curtis indaga à sua turma por que um aro de cobre levita em torno do núcleo de ferro de um eletroímã. Qual é a explicação para isso, e ela envolve CA ou CC?
Passo 1
Olá! Como você está? Pronto para estudar um pouco de física?
O experimento que Jean Curtis realiza na foto é popularmente conhecido como anel de Thomson e possui uma explicação baseada na lei de Faraday.
O que acontece neste experimento é que a corrente alternada que passa pela bobina produz um campo magnético alternado através do anel e, consequentemente, uma variação de fluxo magnético sobre ele. Como sabemos pela lei de Faraday, a variação de fluxo induz uma corrente pelo anel. Portanto, a interação entre o campo magnético produzido pela bobina e corrente elétrica no anel faz com que surja uma força que equilibra seu peso.
Passo 2
Perceba que o experimento só foi possível devido a variação do fluxo magnético. Se a corrente fosse contínua não haveria essa variação e, portanto, não seria possível a levitação.
Resposta
Uma corrente alternada (CA) gera um campo magnético alternante que induz uma corrente na espira. A interação entre essa corrente e o campo faz com que surja uma força magnética que se equilibra com o peso.