Enunciado
Física - Hewitt - Física Conceitual- Ed: 12º - Capítulo 34.Pense e Discuta - Ex. 74
O “ímã de hidrogênio” da Figura 34.20 pesa mais quando separado do que quando combinado. Qual seria a diferença básica se, em vez disso, o exemplo fictício consistisse de “ímãs nucleares” com a metade do peso do urânio?
Passo 1
Fala pessoal, beleza? vamos responder mais uma questão, então prepara o material e vamos responder!
Primeiro, vamos entender que a energia é liberada durante qualquer tipo de reação nuclear, e principalmente, quando é a combinação de núcleos leves para produzir elementos próximos ao ferro. De forma análoga, qualquer tipo de mudança nuclear que divide núcleos mais pesados em núcleos menores, vai liberar energia.
Passo 2
Certo, explicou, mas ainda não chegou no cerne da questão, vamos lá, cada parte do núcleo de urânio terá uma massa maior do que qualquer parte dos núcleos gerados na fissão. No caso do “imã de hidrogênio” é justamente o contrário, vai ser um caso de fissão nuclear, onde a massa do núcleo fundido é menor que a massa dos dois núcleos individuais antes da fusão.
Passo 3
Portanto, quando os “imãs de hidrogênio” são separados, eles pesam mais do que juntos, isso tá bem claro, eles representam um processo de fusão nuclear, já os “imãs nucleares” pesam mais juntos do que quando estão separados.