Enunciado

Por que é impreciso dizer que os objetos pesados afundam e que objetos leves flutuam? Dê alguns exemplos exagerados para fundamentar sua resposta.

Passo 1

Cara, acho que todo mundo aqui concorda que um navio é bem pesado, e uma bolinha de gude é relativamente leve, né? No entanto, o primeiro flutua e o segundo afunda, por quê?

Como você é uma pessoa muito estudiosa, sabe bem que o fato de um objeto flutuar, ou não, não é ditado pelo seu peso, o que manda aqui é a densidade. Um navio é bem pesado, realmente, mas também é muito grande. Isso quer dizer que consegue deslocar uma quantidade de água também muito grande, o que gera uma força de empuxo suficiente para sustentar seu próprio peso. E isso é algo que os engenheiros mantêm em mente na hora de projetar o navio: quanto mais pesado ele for, mais extenso deve ser, para diminuir sua densidade.

Similarmente, uma bolinha de gude é mais densa do que a água. Ou seja, ela não possui volume suficiente para, quando submersa, deslocar uma quantidade de líquido com peso igual ao seu próprio peso. Por isso, ela afunda, apesar de ser leve.

Resposta

Resposta nos passos.

Ver Outros Exercícios desse livro