Enunciado

Quando interage com os cristais de matéria existentes em um filme fotográfico, a luz comporta-se fundamentalmente como uma onda ou como uma partícula?

Passo 1

Fala pessoal, belezinha? Vamos resolver mais uma questão? então vamos lá!!!

A luz tem uma natureza dual, ora se comporta como partícula, ora se comporta como onda. Se observamos a propagação da luz, tratamos como onda com um comprimento de onda A, uma frequência f , movendo-se na velocidade da luz c = 3 ∙ 10 8 m s .

Quando se fala em interação com a matéria, agora o comportamento é de partícula, normalmente como uma partícula de massa zero, com energia dada pela seguinte equação:

E = h f

E o momento p :

p = h λ ,   o n d e   h = 6,626 ∙ 10 - 34   J s  

Passo 2

Note que a razão que tratamos a luz como partícula e onda é porque dependendo do experimento, os dois fenômenos podem ser observados. O primeiro é que as partículas não difratam, o que significa que nós queremos observar a difração da luz, devemos tratar a luz como uma onda. Quando nós observamos o efeito fotoelétrico, nós tratamos a luz como uma partícula com energia E = h f   , que durante sua interação com os elétrons lança energia no elétron e faz com que o elétron saia do átomo no qual estava interagindo. Isto indica que durante a interação da luz com a matéria, trataremos a luz como matéria.

Passo 3

Agora podemos concluir que durante sua interação com o filme fotográfico, a luz interage com a matéria (o próprio filme), então, se comporta como uma partícula

Resposta

S e   c o m p o r t a   c o m o   u m a   p a r t í c u l a

Ver Outros Exercícios desse livro