Numa loja de roupas iluminada apenas com lâmpadas fluorescentes, uma consumidora insiste em levar os vestidos para a luz diurna do exterior do prédio para verificar suas cores. Ela está sendo razoável? Explique.

Passo 1

Fala pessoal, belezinha? Vamos lá entender essa questão e respondê-la.

Ela está analisando as diferenças entre os diferentes tipos de fontes de luz, uma vez que a lâmpada fluorescente tem um jeito e a luz solar tem outro. Em outras palavras, quando um objeto é iluminado com luz fluorescente, certos tipos de comprimentos de onda são percebidos pelos nossos olhos, percebendo esses comprimentos de ondas como cores. No momento que ela vai iluminar com a luz, diferentes comprimentos de onda serão percebidos, o que pode significar que a cor seja um pouco diferente. Logo, a luz fluorescente pode não ter um alcance de frequências tão grande como a luz solar no momento de reflexão do objeto.

Passo 2

Por causa dessas diferenças entre a luz fluorescente e a luz solar, os vestidos da loja iluminados com apenas lâmpadas fluorescentes podem aparentar ser diferentes ou até mesmo apresentar tons diferentes para uma mesma cor. Já a luz solar tem um alcance maior das frequências no espectro visível, então será uma melhor escolha para observar as roupas da loja. Logo o raciocínio é razoável sim!

Resposta

S i m ,   e l a   e s t á   s e n d o   r a z o á v e l   s i m !

Ver Outros Exercícios desse livro